Dicionário de Tecnologia

A@ (at ou arroba) significa “em”, antecedendo o local (provedor ou domínio próprio) onde suas caixas postais estão hospedadas. Ex: internauta@dominio.com.br.

Acesso dedicado é a forma de acesso à Internet no qual o computador fica conectado permanentemente com a rede. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais.

Acesso Discado (Dial-up) é o tipo de acesso dos usuários comuns. Para utilizá-lo, basta um computador, linha telefônica e modem. O usuário utiliza o computador (com um programa de comunicação) para fazer a ligação até o seu fornecedor de acesso. Ao ser recebido pelo computador do fornecedor de acesso, deve fornecer seu nome de usuário e senha para poder entrar no sistema.

Ad é um gráfico ou um banner de uma página web que, quando clicado, leva o internauta a outro Web site.

Ad Click é o ato de clicar em um ad.

Adware é um tipo de programa, como o software (pago) ou o freeware (gratuito). O adware é gratuito, porém, para trazer rendimentos ao seu criador, ele geralmente tem banners em suas janelas. A maioria tem versão paga sem anúncios. Defensores da privacidade na internet criticam o adware por, algumas vezes, enviar dados do computador de seu usuário para a empresa que o criou.

Ad View é a página que mostra o ad. Podem ser mostrados um ou vários “ads” em um mesmo “ad view”.

Alias é um nome alternativo (para uma URL, e-mail, arquivo ou variável, por exemplo).

Anti-vírus é um programa de computador que localiza e corrige os estragos feitos por programas de vírus.

Arquivo compactado é um arquivo de dados cujo conteúdo foi trabalhado por um programa especial para ocupar menos espaço em disco (ou demorar menos tempo para ser transmitido via Internet). Para ser usado, precisa ser descompactado. Veja ZIP, Zipar.

ARPANET é a rede de compartilhamento de computadores da ARPA – Advanced Research Projects Agency, que mais tarde evoluiu para a Internet.

Attachment nada mais é do que um arquivo anexado, ou seja, aquele enviado por e-mail ou carregado em uma página da internet.  Normalmente, esse termo é encontrado em sites que não têm tradução para o Português. Pode ser uma imagem do tipo JPEG, animada (GIF), documento do Word (.doc ou .docx), Excel (.xls ou .xlsx), PowerPoint (.ppt ou .pptx), comprimido (.zip ou .rar), entre outros. No entanto, é preciso ter atenção ao baixar algum desses arquivos para o seu computador, pois estes podem conter vírus e outras ameaças.

Autenticação é a técnica pela qual a Internet requer a identificação do internauta através da digitação do seu username e password.

Avatar é a personificação de algo ou alguém; a representação de um jogador virtual num jogo eletrônico ou online.

BB2B (Business to Business) é um termo elegante (e complicado…) para dizer comércio eletrônico entre empresas ou simplesmente atacado on-line.

B2C (Business to Consumer) é a sigla bonita para dizer comércio eletrônico para o consumidor final. Afinal, se chamasse varejo on-line ia lembrar Santa Ifigênia, 25 de março, feira livre, enfim, coisas que não são chiques.

Backbone (Em português, espinha dorsal) O backbone é o trecho de maior capacidade da rede e tem o objetivo de conectar várias redes locais. No Brasil, foi a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que criou o primeiro backbone da Internet, a princípio para atender entidades acadêmicas que queriam se conectar à rede. Em 1995, a Embratel começou a montar um backbone paralelo ao da RNP para oferecer serviços de conexão a empresas privadas. Os fornecedores de acesso costumam estar ligados direta e permanentemente ao backbone.

Backups são cópias de seguranças de arquivos de computadores ou celulares feitas com objetivo evitar a perda de dados em caso de roubo ou problema técnico nos equipamentos. Por exemplo, com as ferramentas de backup, é possível salvar fotos da sua última viagem, suas músicas preferidas, documentos do trabalho ou qualquer outro arquivo que, por algum motivo, for importante para você. Para isso, você pode utilizar um HD externo, que pode ser carregado para qualquer lugar, ou serviços de armazenamento na nuvem, como o OneDrive e o Google Drive, que oferecem acesso em qualquer lugar via Internet.

Banda larga é o termo genérico de linhas de alta velocidade de transmissão de dados para a conexão com a Internet.

Bandwidth é: a) a medida em Kb de dados transferidos num tráfego de um website; b) a capacidade de transporte da informação pelos fios, cabos e canais que nos conectam no cyberspace – há um limite para a quantidade de dados que qualquer tipo de fio/cabo/canal pode transportar num determinado momento, mesmo no caso de fibras óticas; c) a capacidade de armazenamento de um sistema.

Banner é um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

Baud rate é o termo baud rate é utilizado como medida de velocidade de transmissão de informação entre computadores através de linhas telefônicas. Baud rate é frequentemente utilizado como sinônimo de bits por segundo (bps), apesar de não ser tecnicamente verdadeiro. O nome baud vem de J. M. Baudot, inventor do código telegráfico Baudot.

BIT Forma reduzida de binary digit (dígito binário), é a menor unidade de informação tratada pelo computador; em grupos de oito, formam os bytes, que são a forma mais conhecida de representação de todos os tipos de informação no computador.

Blogs são plataformas de para publicação de conteúdo, sendo as mais conhecidas o Blogspot, do Google, e o WordPress. Inicialmente, os blogs surgiram como páginas pessoais onde era possível narrar uma viagem ou fazer um diário virtual. No entanto, a chamada blogosfera evoluiu e atualmente é comum encontrar páginas especializadas em notícias, times de futebol, saúde, humor, entre outros assuntos. Veja aqui como criar o seu blog e também como pesquisar por blogs no Google.

BMP são armazenados no formato DIB (Device-Independent Bitmap) que permite exibir a imagem em qualquer dispositivo; ou seja o bitmap especifica a cor do pixel numa forma independente do método usado pelo dispositivo para representá-la.

BPS (bits por segundo) é uma medida de velocidade de transmissão de dados. É utilizada para avaliar a velocidade de modems e conexões como linhas dedicadas. Você também vai encontrar Kbps (equivalente a mil bps) e Mbps (equivalente 1 milhão de bps). Veja também: baud rate.

Bridge é um equipamento que conecta duas redes locais (LANs) ou dois segmentos de uma mesma LAN. Diferentemente dos roteadores ou routers, bridges são protocolo-independente, enviando pacotes sem a capacidade de otimizar rotas. Isso lhes dá velocidade, mas muito menos versatilidade.

Browser  ou navegadores nada mais são do que os programas usados para acessar sites na Internet, como o JHT Solutions. Neste programas, tudo o que o usuário precisa fazer é digitar o endereço da página que deseja acessar ou utilizar sites de buscas, como o Google. Há diversas opções disponíveis para os usuários e com características diferentes. No entanto, os mais conhecidos são o Google Chrome, o Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari.

Buffer é a memória usado para liberar o processador por se tratar de memória de uso rápido e imediato.

Buttons são botões ou selos ilustrativos que fazem parte da programação visual do website.

Byte é uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 8 bits.

CCGI significa Common Gateway Interface. São scripts que permite a inclusão de formulários em páginas Web. Perl é a linguagem tradicional dos scripts CGI.

Chat Em inglês, significa bater papo. Existem programas de chat que permitem fazer conversas em tempo real pelo teclado.

CEO, Chief Executive Officer para quem não gosta de traduzir termos, CEO é um termo elegante. Significa, na prática (e em português) diretor-executivo. Quando a internet estava em alta, até barraquinha de cachorro quente on-line tinha CEO.

Ciberespaço é um termo criado pelo escritor William Gibson e inspirado no estado de transe em que ficam os aficcionados de videogame durante uma partida. A palavra foi utilizada pela primeira vez no livro Neuromancer, de 1984, e adotada desde então pelos usuários da Internet como sinônimo de rede.

Click through rate é o percentual de usuários que clicam num “ad” exposto numa página web.

Comércio eletrônico é a venda de produtos e serviços através da Internet.

Computador é um equipamento eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e editar informações de acordo com instruções estabelecidas e segundo uma representação binária, obedecendo a um conjunto de operações aritméticas e lógicas.

Conta é uma permissão para acesso à Internet, normalmente simbolizada por um login e uma senha. A conta é aberta e mantida num provedor de acesso mediante o pagamento de mensalidades pelo internauta.

Cookies são pequenos arquivos de cadeias de textos armazenados pelo navegador de Internet com o objetivo de agrupar pequenas informações do usuários. Por exemplo, quando o usuário acessa e se cadastra em um site de compras, por exemplo, cookies são enviados pelo servidor da página com uma identificação ID do Internauta, junto com alguns dados. Ao acessar àquela página novamente, o navegador reenvia essa cadeia de textos para que o servidor reconheça o usuário e retorne uma página personalizada com base nas suas últimas compras, por exemplo.

Correio eletrônico ou e-mail é o sistema de comunicação baseado no envio e no recebimento de mensagens eletrônicas via Internet. Indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si.

CPU quer dizer Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento. É a unidade que leva e traz instruções da memória do computador e as decodifica para controlar todas as outras partes do computador.

Cracker Para os infomaníacos, o cracker é diferente do hacker porque ele invade os computadores por diversão. O termo também pode designar programas que desbloqueiam senhas e outras travas de softwares pagos (forma de pirataria).

Criptografia é o embaralhamento do conteúdo de uma mensagem eletrônica ou e-mail numa sequência de caracteres alfa-numéricos. É usada para dar maior segurança ao envio de dados pela Internet.

Cyberspace é espaço eletrônico e onde ocorrem as transações na Internet.

DDARPA ou Defense Advanced Research Projects Agency é a organização central de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa norte-americano.

DHTML é a sigla para Dynamic Hipertext Markup Language. É um tipo de linguagem utilizada para construir as páginas da Web e os websites com recursos de acesso dinâmico.

Dial-Up é nome do programa utilizado pelo Windows para fazer a conexão do internauta com o provedor de acesso à Internet.

Disco rígido é o disco interno ao computador onde os dados são armazenados.

DNS significa Domain Name Server. É um sistema hierárquico de bases de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.

Domínio (Domain) é o nome de uma área reservada num servidor Internet que corresponde ao endereço númerico de um website (endereço IP). No Brasil, os domínios sempre terminam com .br (sigla do Brasil na Internet) e podem apresentar vários tipos (.com para empresas comerciais, .org para empresas não comerciais, etc.). Ex: aisa.com.br é um domínio brasileiro do tipo comercial (o mais comumente usado).

Download significa transferência de arquivo. Fazer download equivale a copiar determinado arquivo (texto, imagem ou programa) da Internet para o computador.

Downtime é a quantidade de minutos e horas por mês nos quais o provedor fica fora do ar para manutenção técnica preventiva e corretiva.

EE-commerce ou comércio eletrônico é a realização de negócios através da Internet.

E-mail significa correio eletrônico e indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si.

Embedar é uma forma aportuguesada da palavra inglesa embed. Este processo consiste em inserir um conteúdo multimídia em uma página na Internet através do código HTML. Por exemplo, o dono de um blog ou um site pode subir um vídeo para um site de hospedagem como o YouTube e, em seguida, usar o código fornecido pelo serviço para incorporar o conteúdo em sua página.

Emular é a imitação de um outro sistema. Os emuladores servem para simular outros sistemas ou até mesmo consoles de videogames.

Encriptação é a codificação de dados para o envio e recebimento em segurança. Somente quem envia e quem recebe possui o códigos da encriptação dos dados eletrônicos.

Endereço IP é o endereço de cada servidor conectado à Internet, de acordo com o Internet Protocol. São expressos em números como 177.11.53.104. O DNS fica responsável por transformar os endereços IP em nomes de máquinas, como www.jht.com.br e vice versa.

Ethernet é um sistema de redes que transporta sinais (bits) para todos os microcomputadores em rede.

FFAQ, da expressão inglesa Frequently Asked Questions, é recurso muito utilizado por desenvolvedores de programas, serviços de Internet ou fabricantes para agilizar o suporte ao usuário. Para isso, são utilizadas respostas sobre perguntas comuns a respeito daquele produto ou problema técnico. Por exemplo, quando a impressora do usuário fica com um papel atolado, é bastante provável que ele encontre uma solução respondida no FAQ da página de suporte da empresa. Assim, é possível evitar que o indivíduo perca tempo ligando ou enviando um e-mail para a assistência técnica daquela fabricante.

Filtros são formas de diminuir o escopo de consultas pela definição de áreas ou tipos de dados a serem incluídos ou excluídos.

Firewall são softwares de proteção cuja missão é impedir a entrada de hackers em empresas conectadas à Internet.

Folder é mesmo que pasta, ou seja, local onde os arquivos são armazenados.

Formulários são páginas HTML usadas para coletar informações dos internautas. São também chamadas “scripts”.

Fórum é um espaço para deixar mensagens sobre um assunto. A palavra fórum pode ser aplicada tanto para grupos de discussão da Usenet, como para listas de distribuição.

Frame são partes de páginas de Internet onde ficam barras de rolagem.

Freeware são programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e podem ser usados à vontade pelos internautas.

FTP ou File Transfer Protocol significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.

GGateway é a porta de entrada de cada rede individual ligada à Internet. Sistema que faz a ponte entre dois sistemas incompatíveis, como a ligação entre o correio eletrônico interno de uma empresa e o e-mail da Internet.

GB ou G ou gigabyte é uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1,024 megabytes.

GIF (Graphic Interchange Format) é um formato de arquivos de imagens mais utilizado na Web. O formato GIF cria arquivos de imagens de tamanho relativamente pequeno em relação aos demais formatos. Graças à essa compactação, é um formato ideal para a utilização na rede. O tipo de compactação utilizada no formato GIF funciona melhor quando a imagem tem áreas contínuas da mesma cor e, principalmente, poucas cores. Por isso, o formato não é muito recomendado para fotos.

Gopher é um sistema anterior à World WideWeb (WWW), que organizava e mostrava arquivos dos servidores Internet em formato texto, hierarquicamente estruturado. Com a Web, os bancos de dados do Gopher tem sido transformados em Web sites, muito mais versáteis e fáceis de acessar.

GPS, do inglês global positioning system, é um sistema de navegação via satélite capaz de determinar com boa precisão o posicionamento do seu usuário. Atualmente, a utilização mais comum de dispositivos com essa tecnologia é a navegação urbana, seja de carro, bicicleta ou a pé. Com um celular ou aparelho de GPS dedicado, é possível, por exemplo, traçar uma rota em uma grande cidade para chegar ao endereço específico em menor tempo. Outro uso frequente é em aplicativos e dispositivos para monitoramento de atividades físicas.

Grupos de discussão são os newsgroups, ou seja, fóruns de discussão onde pessoas do mesmo interesse entram para debater idéias.

HHacker é especialista em violar sistemas de computação. Fanático por computação especializado em desvendar códigos de acesso a computadores. Equivale a pirata de computador. Os maníacos por informática classificam o hacker como o que invade os sites para tirar proveito próprio, como roubar informações, por exemplo. Veja cracker.

Hardware é uma expressão utilizada para as peças de equipamentos eletrônicos como computadores e celulares. Por exemplo, em um desktop é possível distinguir e substituir diversos tipos de hardwares para melhorar o desempenho da máquina: placa-mãe, processador, placa de vídeo, memória RAM, HD, SSD, entre outros.

HDMI, de High-Definition Multimedia Interface, é um tipo de conexão capaz de transmitir áudio e vídeo em um único cabo em sinal totalmente digital. Esse padrão pode ser utilizado em qualquer equipamento, como DVD e computadores, mas são mais usados atualmente para transmitir imagens em alta-definição. Dependendo de sua versão, o HDMI pode suportar resolução HD (720p), Full HD (1080p), 2K (2048p) e 4K (4096p).

Help desk é o serviço de auxílio técnico que os web sites oferecem aos usuários.

Hiperlinks são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web. Hiperlinks são comumente chamados links.

Hipermídia é a definição formal de hipermídia une os conceitos de hipertexto e multimídia. Ou seja, um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos, como qualquer título multimídia. Além disso, usa ligações de hipertextos para permitir que o usuário salte de um trecho para outro do documento ou até mesmo para um documento diferente.

Hipertexto é um documento capaz de incluir em seu conteúdo ligações com outras partes do mesmo documento ou documentos diferentes. As ligações normalmente são indicadas através de uma imagem ou texto em uma cor diferente ou sublinhado. Ao clicar na ligação, o usuário é levado até o texto ligado.

Hit é qualquer ação de um internauta quando visitando um website, seja ver uma página ou download um arquivo.

Home Banking é o termo que representa a realização de operações bancárias através da Internet e, normalmente, os serviços são realizados de casa – fato que dá origem ao nome. As atividades variam de consultas de saldo, extratos, transferências e pagamentos à recarga de celular e demais operações financeiras e de dados.

Home Page ou Homepage é a página de entrada ou página principal de um website. É nesta página que estão os links para as demais páginas do website.

Hospedagem é o ato de armazenar websites de clientes por parte de um provedor de acesso.

Host é um computador ligado permanentemente à rede, que, entre outras coisas, armazena arquivos e permite o acesso de usuários. Também chamado de nó. Computador principal de um sistema de computadores ou terminais. Computador hospedeiro.

Hotlink é um link entre duas aplicações de forma que a mudança em uma atualiza automaticamente a outra.

Hotsites são páginas de Internet criadas especialmente para uma ação de marketing, como propaganda ou campanha. Normalmente, esses sites não se tratam da página principal daquela empresa ou organização, mas podem ocupar o seu lugar por um tempo determinado. Por exemplo, ao lançar uma propaganda ou promoção para a Copa do Mundo, uma empresa pode criar um hotsite com informações sobre aquela ação, com interface característica, onde os usuários podem participar ou se inscrever.

HTML da expressão HyperText Markup Language é um sistema de códigos utilizados para criar páginas da internet através de tags e valores para as mesmas. Ao acessar um site, como o TechTudo, o seu navegador é capaz de interpretar e decifrar o código programado pelos criadores da página e exibi-la em sua interface gráfica. Para visualizar o HTML de um site, basta clicar no menu Ferramentas do seu navegador e, logo após, em Código-fonte. É possível criar páginas simples em HTML no bloco de notas do Windows, desde que o usuário saiba o código, ou através de programas como o Adobe Dreamweaver..

HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo padrão que permite a transferência de dados na Web entre os servidores e os browsers. É este protocolo que permite os saltos de uma página para a outra através dos links do hipertexto.

Hub é um ponto comum de conexão para equipamentos em rede. São normalmente usados para conectar os segmentos de uma LAN.

IÍcone é uma figura utilizada para acessar uma página ou um conteúdo específico de um site.

Inbox é um termo muito utilizado atualmente em serviço de mensagens e e-mails. Normalmente, esta expressão é traduzida para o português sob a forma de “Caixa de Entrada”, o local onde estão localizados os seus novos e-mail ou aqueles que não foram destinadas para outra pasta. Além disso, o termo inbox ganhou notoriedade no Facebook para denominar as mensagens privadas enviadas na rede social.

Interface é conjuntos de imagens e informações de um programa ou site. É o rosto do programa.

Internet é a rede mundial de computadores interconectados. É o sistema de informação global que: a) é logicamente ligado por um endereço único global baseado no Internet Protocol (IP) ou suas subsequentes extensões; b) é capaz de suportar comunicações usando o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) ou suas subsequentes extensões e/ou outros protocolos compatíveis ao IP; e c) provê, usa ou torna acessível, tanto publicamente como privadamente, serviços de mais alto nível produzidos na infra-estrutura descrita.

Internauta é a gíria usada para identificar o usuário da Internet, a pessoa que usa a Internet para comunicação, pesquisa, trabalho e/ou lazer.

Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP/IP (uma internet) que pertence a uma empresa e que é acessada apenas pelos membros e funcionários da empresa (e, eventualmente, também por outras pessoas que tenham autorização para tal). Como a Internet, intranets são usadas para compartilhar informações.

IP, ou Internet Protocol, é o protocolo da Internet. É este protocolo que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet.

IRC significa Internet Relay Chat. Também conhecido como “bate-papo”, é um ambiente que permite comunicação escrita online entre usuários da Internet.

ISDN (RDSI) é a sigla para Integrated Services Digital Network. No Brasil, a sigla usada é Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI). Uma rede digital capas de fornecer serviços de voz, dados, imagens, etc.

ISP significa Internet Service Provider ou provedor de acesso à Internet.

J Jailbreak é um processo capaz de eliminar algumas restrições impostas por fabricantes e desenvolvedoras de sistemas operacionais, comuns em smartphones e tablets. A partir dele, por exemplo, é possível instalar aplicativos não autorizados pela Apple em dispositivos iOS através de lojas alternativas como a Cydia. O jailbreak, no entanto, exige cuidados e experiência ao ser executado, pois podem oferecer riscos ao equipamentos.

Java é uma linguagem de programação usada na construção de aplicações, jogos e até mesmo páginas da Internet. Bastante utilizada há alguns anos, esse tipo de código dependia da instalação de plugins no navegador, por exemplo, para executar o conteúdo produzido a partir da plataforma. Outra utilização bastante comum é a construção de games para celulares antigos que não utilizam os sistemas operacionais atuais. No entanto, graças a devidos problemas de desempenho e brechas de seguranças, o uso do Java tem sido cada vez menos comum.

JPG ou JPEG é a sigla para Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

KKB significa Kilobyte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 bytes.

Kbps é a sigla para Kilobits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados. 1 Kbps = 1.000 bps (bits por segundo).

Kernel é o núcleo de um sistema operacional, ou seja, a sua unidade básica, responsável por fazer a ponte entre os programas e os componentes físicos do computador. Sobre o Kernel é aplicado todas as características e ferramentas de cada plataforma, incluindo o Windows e o Mac OS. No caso do Linux, um sistema operacional livre, seu Kernel está disponível gratuitamente para que desenvolvedores façam as modificações que julgarem necessárias e construam sua própria distribuição. Um mesmo núcleo pode ser usado como base de várias versões de um sistema ou ser refeito frequentemente para introduzir novas características e gerenciamentos mais apurados a uma nova edição.

LLAN significa Local Area Network. É uma rede local de computadores localizados em uma área relativamente pequena.

Laptop é um computador pequeno e portátil que você pode colocar no seu colo (top=em cima e lap=colo em inglês). Também conhecido como notebook.

Links são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web.

Lista de discussão é um programa que reúne vários endereços de correio eletrônico de pessoas interessadas em um assunto específico. Este programa redistribui a todos os mails que tenham sido passados por qualquer um dos participantes da lista.

Log é um arquivo criado por um servidor web que contém todas as informações de acessos à Internet considerando a atividade do servidor.

Login é uma expressão utilizada para a identificação de um usuário em sites ou serviços que necessitam de autenticação. Normalmente, ele é composto por um nome de usuário e senha, previamente cadastrado pelo usuário ao fazer seu registro naquela página. Por exemplo, um login é necessário para acesso o Facebook, Twitter, serviço de armazenamento na nuvem, e-mail, banco ou qualquer outro serviço que guardem dados pessoais do usuário.

Log off ou log out significa terminar uma sessão no computador, através do fechamento das aplicações em uso (disponíveis na Internet ou na própria máquina do usuário) e do desligamento do computador.

MMB ou M significa Megabyte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 KB ou 1.048.576 bytes.

MbPS significa Megabits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados via modem. 1 MbPS = 1.000 KbPS = 1.000.000 BPS.

Micreiro é aquele que passa muito tempo trabalhando ou brincando com o auxílio de um micro-computador.

Micro-computador é um computador de pequeno porte. É também chamado PC, sigla para Personal Computer (computador pessoal).

Midi é o sistema de comunicação entre o computador e instrumentos musicais.

Mobile é uma expressão inglesa usada para classificar aparelhos e serviços criados para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Com a popularização dos celulares inteligentes, é cada vez mais comum que empresas lancem versões de programas de computador para esses equipamentos. Por exemplo, a Microsoft anunciou recentemente a gratuitidade em celulares do Office Mobile, uma versão para smartphones e tablets do Microsoft Office dos computadores.

Modem é a sigla para MOdulator/DEModulator. É um equipamento que transforma os sinais digitais de seu microcomputador em sinais analógicos que podem viajar através de uma linha telefônica. O som que você ouve quando faz a discagem para o seu provedor de acesso informa que a ligação foi feita e que os sinais analógicos enviados do seu micro chegaram em um dos modens de recepção do provedor. A partir daí, os sinais analógicos são convertidos novamente em informação digital, tornando possível o seu acesso à Internet.

MP3 é uma abreviação de MPEG Layer 3, um formato de compressão de áudio digital que minimiza a perda de qualidade em músicas ou outros arquivos de áudio reproduzidos no computador ou em dispositivo próprio.

Multimídia é o termo utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário. Para ser mais preciso, utiliza-se também o termo multimídia interativa.

NNavegação é o processo de se mover de um website para outro seguindo links.

Navegador ou browser é o nome dado aos programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de Web sites. Ex: Microsoft Internet Explorer.

NCP significa Network Control Protocol, ou protocolo de controle de redes.

Nerd significa micreiro bitolado e compulsivo.

Net em inglês significa rede. O termo é utilizado como sinônimo para Internet.

Netiquette (ou “netiqueta”) é o conjunto de regras que disciplinam o comportamento na Internet. Ensina, entre outras coisas, como se comportar em grupos de discussão e como escrever mensagens de forma a preservar a eficiência da rede e ampliar o potencial de comunicação.

Newbies é como são chamados os usuários recém-chegados à rede, principalmente quando cometem erros básicos como enviar uma mensagem pessoal para um grupo de discussão.

Newsgroups são grupos de notícias sobre assuntos diversos enviadas a internautas pré-cadastrados.

Nickname é uma expressão inglesa que significa apelido. Normalmente, um nickname é utilizado como forma de identificação em uma rede social ou fórum no lugar do nome real do usuário. São muito usados no Twitter, por exemplo, tanto em perfis pessoais como em fakes. No Facebook, é possível inserir o seu nickname para que outros usuários marquem seu perfil em uma publicação ou o achem na busca da rede social.

veja host.

Node é uma unidade da informação.

Notebook é um computador pessoal pequeno, leve e portátil. Notebook = caderno em inglês.

Nuvem é uma expressão utilizada para batizar serviços de armazenamento na Internet, como o Dropbox, Google Drive e OneDrive. Nestas páginas, é possível enviar arquivos do seu computador ou fazer backup para que estes fiquem acessíveis em qualquer lugar do mundo através de uma conexão da Internet.

OOn-line significa ligado e conectado. Usuários estão on-line quando estão conectados com a Internet através de um modem.

PPacote. A informação que é transmitida pela Internet é separada em pacotes. Cada pacote contém, além do conteúdo que está sendo transmitido (imagem, mensagem etc.), endereço do remetente, do destinatário e informações essenciais para que os pacotes de um mesmo arquivo sejam reagrupados no destino.

Page view é o número de hits exclusivamente para páginas HTML. É também chamado “page impression”.

Página é o conjunto de textos e ilustrações que são mostrados em uma mesma tela.

Password quer dizer palavra-chave ou senha. Normalmente é associada a um login por questão de segurança.

PC significa “personal computer” ou computador pessoal.

Pixel é a menor unidade de um equipamento de exibição, como TVs, monitores e telas de smartphones. Cada elemento deste é composto por um conjunto de três pontos nas cores verde, vermelho e azul que, juntos, são capazes de criar inúmeras combinações. A partir da quantidade de pixels presentes em uma tela, é possível definir a resolução daquele produto. Por exemplo, um televisor Full HD possui 1920 pixels na vertical e 1080 pixels na vertical.

Plataforma é o sistema operacional utilizado pelo internauta (Windows 95, NT, Unix, etc.).

Plug-in é um pequeno arquivo acoplado a um programa, acrescentando-lhe mais funções.

POP significa Point of Presence. São os pontos de presença dos backbones Internet em cada cidade onde o backbone oferece serviço aos provedores de acesso.

Portal é uma página ou website que agrega vários links e serviços, servindo como porta de entrada ou ponto de partida para a navegação de internautas.

PPP (Point-to-Point Protocol) é um dos protocolos necessários para manter uma conexão IP através de uma linha telefônica comum. O PPP é necessário para utilizar navegadores gráficos para a Web e é bastante superior ao Slip, outro protocolo com a mesma função.

Programa-cliente é um programa que requisita serviços a um servidor. A Internet é toda baseada em uma estrutura de cliente/servidor. Por isso, cada um de seus serviços (correio eletrônico, FTP, WWW etc.) funciona basicamente com esse par de programas. Para cada tipo de cliente, há um servidor correspondente. Na Web, os programas clientes são os navegadores, enquanto os servidores são os programas que armazenam as páginas e verificam as autorizações dos usuários para acessar determinados arquivos, além de executar programas especiais (de busca, por exemplo). Veja também: servidor.

Protocolo é um formato estabelecido para a transmissão de dados entre dois dispositivos de computadores (drives, impressoras e modens, por exemplo). Protocolos definem o tipo de consistência e checagem de erros, o método de compressão de dados, a forma como o dispositivo de envio indicará que a mensagem está terminada e a forma como o dispositivo de recebimento indicará que recebeu a mensagem.

Provedor de acesso é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos seus servidores de serviços Internet.

Provedor de informação ou Provedor de conteúdo é uma empresa que provê informações variadas em seu website.

Proxy é um servidor posicionado entre um cliente —um navegador da internet, por exemplo— e o servidor real, onde estão os dados. O proxy intercepta todas as requisições que chegam para o servidor real. Se ele mesmo pode responder ao cliente, responde. Caso contrário, envia a requisição para o servidor real. A vantagem do proxy é aumentar a performance de uma rede —se vários usuários de uma mesma rede acessam um site X, em vez de baixá-lo várias vezes, o proxy baixa apenas uma cópia do site e a distribui para o interior da rede— e controlar o acesso de seus usuários a determinadas áreas da rede.

QQubit é a base da computação quântica, o qubit, em vez de assumir valores 0 e 1 de acordo com uma corrente elétrica, assume diversos valores por meio da polarização de fótons. Diferentemente do bit, que só assume 0 ou 1, o qubit também pode significar 0 e 1 ao mesmo tempo.

RReload ou Refresh é o mesmo que carregar novamente uma página de Internet.

Referrer é a URL de uma página HTML que refere a um website.

Root é um processo de desbloqueio de smartphones com Android, podendo ser considerado o equivalente ao jailbreak no iOS. Através dele, é possível ganhar status de “super usuário” do sistema operacional do Google, podendo fazer mudanças profundas na plataforma. Em aparelhos rooteados, é possível substituir a versão instalada pela fabricantes por outras alternativas como a CyanogenMOD e a Xiaomi, que podem oferecer edições mais atualizadas do sistema.

Roteador ou router é um equipamento que conecta qualquer número de LANs e otimiza o roteamento das conexões Internet.

SSearch engines são websites onde os internautas fazem buscas na Web a partir de palavras-chave.

Selfie é um termo utilizado para fotografias de si mesmo através da câmera de celulares e tablets. De origem inglesa, esse termo se tornou uma moda nos últimos meses, após a contribuição de diversas celebridades, como os astros de Hollywood durante a cerimônia do Oscar e até o presidente norte-americano Barack Obama. Normalmente, essas imagens são tiradas através da câmera frontal dos aparelhos e, logo após, compartilhadas em redes sociais.

Senha é uma palavra qualquer escolhida pelo usuário que, em conjunto com o login, serve para liberar o acesso do usuário à Internet ou a websites que porventura exijam senha para entrada.

Serviço on line é a empresa dedicada à venda de acesso ou conteúdo de uma rede de computadores.

Servidor é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente no modelo cliente-servidor,. Todos os serviços da Internet, como archie, gopher, WAIS e WWW funcionam no modelo cliente-servidor. Para utilizar um desses serviços, o usuário precisa usar um programa cliente para acessar o servidor. Referindo-se a equipamento, o servidor é um sistema que oferece recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial-up para usuários de uma rede.

SET é a sigla para Secure Eletronic Transaction. É um padrão de segurança utilizado em websites de comércio eletrônico.

SGML significa Standard Generalized Markup Language. É um sistema de “tags” que permite que as especificações da linguagem sejam interpretadas por vários sistemas de formas variadas, mas assegurando a formatação dos documentos Web.

Shareware é o software que pode ser experimentado antes da compra. Alguns shareware funcionam somente durante um período determinado de avaliação, outros apenas mostram mensagens periodicamente lembrando o usuário que não se trata de um produto gratuito. Os autores de shareware normalmente pedem pagamentos simbólicos pelo software.

Shopping virtual é um website que agrupa websites de empresas que vendem produtos e serviços na Internet.

Site é o conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa. É também o diminutivo de website.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo Internet usado para correio eletrônico.

Software é a parte da informática composta pelos programas, jogos e outras aplicações desenvolvidas a partir de linguagens de programação. Geralmente, um software é desenvolvido com uma função específica ou finalidade bem definidas. São exemplos os sistemas operacionais, editores de textos, antivírus, aplicativos de celulares, entre outros.

Spam surgiu como a prática de enviar e-mails em massa com propagandas não solicitadas ou desejadas pelo usuário. No entanto, com a popularização das redes sociais, é possível encontrar esse tipo de mensagens no Facebook, Twitter ou fóruns não só com anúncios, mas também com publicações sem utilidade. Além disso, esta é uma das formas mais utilizadas para a propagação de vírus e outras ameaças para roubar dados do usuário.

Spider é um programa automatizado que faz buscas pela Internet.

Suporte ou suporte técnico é o serviço de apoio técnico disponibilizado pelo provedor aos seus clientes de acesso à Internet.

TTags ou etiquetas, são termos utilizados na Internet para identificar um conteúdo e facilitar a localização de informações associadas a este ou aquele assunto. Por exemplo, ao acessar um blog sobre saúde, você pode descobrir mais informações sobre doenças cardiovasculares ao clicar sobre a respectiva etiqueta. Nas redes sociais, como Twitter e Instagram, as tags ou hashtags servem também para pesquisar fotos ou postagem que utilizem aquela mesma identificação. Esse termo também é utilizado na computação para introduzir alguma marcação em um código, como o HTML, onde é possível mudar a cor da página ou da fonte através de uma tag.

TCP/IP quer dizer Transmission Control Protocol/Internet Protocol (ou protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet). É o protocolo que satisfaz as necessidades de um ambiente de redes de arquitetura aberta como a Internet.

Telnet é uma aplicação onde o internauta acessa um servidor remoto pela Internet.

Trojans ou cavalos de troia são arquivos maliciosos que se instalam no seu computador com o objetivo de abrir uma porta para facilitar a invasão da sua máquina por usuários mal intencionados. Este tipo de malware pode se disfarçar em programas, normalmente falsificados, baixados na internet de fontes não confiáveis e podem colocar em riscos informações do usuários, como cartões de crédito.

UUNIX é um sistema operacional de alta performance escrito em C (linguagem de alto nível).

Upgrade é melhorar as condições de desempenho de micro-computadores, velocidade de linha telefônicas, etc.

Upload é um processo no qual o usuário envia arquivos do seu computador ou smartphone para servidores de páginas da internet. Através dele, por exemplo, você consegue publicar uma imagem no Instagram ou armazenar um documento em um serviço de armazenamento na nuvem. O termo também é utilizado para determinar a velocidade que a sua conexão de Internet possui para enviar esses dados para os servidores.

URL, do inglês Uniform Resource Locator, é utilizada para batizar o endereço de algo dentro de uma rede. Sua forma mais conhecida, por exemplo, são os endereços de site da Internet, como o JHT Solutions (www.jht.com.br). No entanto, o termo pode ser utilizado para nomear o local de um arquivo dentro de uma rede corporativa ou servidor particular.

Usenet é a rede de grupos de discussão amplamente disseminada na Internet. A rede é formada por grupos de discussão, chamados newsgroups.

Username significa nome do usuário.

VViral é um termo utilizado para nomear um conteúdo de grande sucesso e com compartilhamento muito rápido na Internet e redes sociais. São exemplos, vídeos do YouTube, memes, ações coletivas, entre outros. Casos muito conhecidos de virais são o vídeo Gangnam Style, do artista sul-coreano Psy, que tem quase dois bilhões de visualizações no YouTube. Outras ondas que tomou a Internet são o Harlem Shake e a brincadeira da Girafa no Facebook.

Vírus é um programa de computador que foi desenvolvido intencionalmente para se associar a outro programa de computador, de forma que quando este programa roda o programa do vírus também roda, replicando-se indefinidamente por associar-se a outros programas.

VRML ou Virtual Reality Modeling Language é um padrão de programação que permite modelagem e navegação em terceira dimensão na Web.

WW3C significa World Wide Web Consortium e é a organização oficial para os padrões Web, especialmente HTTP, HTML e XML. O W3C foi fundado em 1994 por Tim Berners-Lee, considerado o inventor da Web.

WAN ou Wide Area Network é um sistema de LANs interconectadas através de linhas telefônicas ou ondas de rádio.

WAP ou Wireless Application Protocol é uma especificação segura que permite aos usuários acessar informações e a Internet através de equipamentos portáveis, móveis e wireless como celulares e pagers.

Web é o ambiente multimídia Internet, também conhecido como WWW.

Web site é um conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa.

Web 2.0 é um termo utilizado para batizar uma fase posterior aos primeiros sites criados para a Internet. Inicialmente, as páginas funcionavam como uma espécie de livro, nas quais os usuários apenas visualizavam o conteúdo sem interagir com o mesmo. Já a evolução da Internet permitiu com que surgissem plataformas de publicação coletiva wikis, como a Wikipedia, onde os usuários podem contribuir com informações e alterar o conteúdo dos artigos. Também são produtos conhecidos da Web 2.0 os blogs, redes sociais e, por exemplo, os espaços para comentários em sites de notícias.

Web Designer é o profissional competente para a elaboração do projeto estético e funcional de um web site, popularmente conhecido como o profissional responsável pela criação de websites ou páginas de internet.

Web Developer é o responsável pelo desenvolvimento, produção e/ou manutenção de um ou mais sites. É principalmente responsável pelo código, pelos bancos de dados, o armazenamento e atualização de informação e garantir que o site funcione corretamente e de acordo com as necessidades do cliente. Muitas vezes pode também ser Web Designer e desenhar e construir o mesmo site.

Webmaster é um profissional capaz de gerenciar as tarefas tanto de um webdesigner (elaboração do projeto estético e funcional de um web site) quanto de um web developer ( que faz a parte da programação, como sistemas de login, cadastro, área administrativa).

Whois é o banco de dados que possui informações sobre os endereços e dados técnicos dos web sites da Internet.

Wi-Fi é o nome (marca registrada) de uma tecnologia que permite a conexão sem fio e de alta velocidade com a Internet através de ondas de rádio.

Wireless ou redes sem fio, é um termo utilizado para padrões de conexões entre dispositivos que dispensam o uso de cabos. Atualmente, o seu mais conhecido são as redes Wi-Fi locais, que permitem o acesso a Internet em notebook, smartphones e tablets sem a necessidade do fio Ethernet dos antigos modens. No entanto, as conexões wireless também abrangem as tecnologias Bluetooth, Infravermelho e de carregamento sem fio de dispositivos móveis.

WWW significa World Wide Web e é o ambiente multimídia da Internet, a reunião de texto, imagem, som, vídeo e movimento na Internet.

XXML (Extended Markup Language) é um conjunto de códigos que podem ser utilizados na construção de uma página da Internet. Esse padrão também utiliza tag e atributos para o desenvolvimento de sites, por exemplo. No entanto, a principal diferença entre os dois é que o HTML descreve a aparências e ações de uma página enquanto o XML é responsável por descriminar o conteúdo do documento de um site, apresentando vantagens e desvantagens.

ZZIP [1] Compactador de arquivos, que mudou de nome para WinZIP depois do lançamento do Windows 95. [2] Extensão de arquivos compactados pelo WinZIP.

Zipar é compactar arquivo de dados, para que possa ser mais facilmente transmitido pela Internet ou gravado em disquete ou outra mídia. A palavra vem da extensão .zip, de um dos programas de compactação mais usados.